Dicas de Construção

Dicas para comprar material de construção

Na hora de comprar material de construção para construir sua casa, você deve tomar algumas precauções. Se não conhecer ninguém com alguma experiência, o melhor a se fazer é consultar um profissional da área para orientá-lo devidamente.

O segundo passo, depois que você tiver em mãos uma lista do material de construção necessário, é fazer uma pesquisa em lojas de material de construção. Você pode visitar as lojas, utilizar a internet ou consultar jornais e revistas especializadas. Durante a consulta você também pode ter mais ideias sobre a construção em si. Não se importe se a loja for mais distante, pois eles farão a entrega. O que importa é preço e qualidade.

Vamos dar uma olhada nos materias básicos de construção e o que você deve observar na hora de comprá-los.

comprar-material

Materiais de Construção Básicos

Cimento e areia
Antes de comprar, verifique o prazo de validade na embalagem do cimento. O melhor a se fazer é evitar comprar o cimento muito antes da obra começar, pois se ficar muito tempo guardado o cimento pode empedrar. Condições desfavoráveis de armazenamento podem minar a qualidade do produto também.

Quanto à areia, ela pode ser grossa, fina ou misturada e deve ser adquirida de acordo com a demanda da obra. A areia é vendida tanto em grandes quantidades (o que facilita uma negociação de preço), por metro cúbico, ou em pequenas embalagens plásticas. A dica é não comprar areia se estiver úmida, pois isso altera a quantidade depois que ela seca. Fique atento e verifique também se não há terra ou pó de serragem misturados à areia, comprometendo a qualidade do material e podendo causar problemas à obra.

Tijolo e bloco

Tijolos e blocos possuem medidas específicas. O melhor a se fazer é obter tais informações junto ao IPEM (Instituto de Pesos e Medidas).

Material hidráulico

Aqui não é o melhor lugar para comprar no escuro e tentar economizar, já que as instalações não ficaram aparentes. Consulte um encanador para que ele indique os produtos mais adequados para sua construção. Na hora de comprar, certifique-se que as conexões adquiridas sejam adequadas às tubulações, evitando assim problemas. Preste atenção também nas metragens pois algumas lojas fornecem o preço do metro, mas somente comercializam barras inteiras (com 3 ou 5 metros).

Lajes

As vigas devem ter as marcas do fabricante para facilitar a montagem. Na hora de comprar peça o manual de instruções e confira se as medidas são adequadas para o tipo de construção.

Dispositivos elétricos (fusíveis, disjuntores, fios, cabos, interruptores e afins)

Pontos principais: verificar se a tensão está correta e se todos têm o nome do fabricante impressos. Como o assunto é condução de energia, os materiais condutores devem ser de cobre (ou liga de cobre), nunca contendo material ferroso. A presença de material ferroso no produto pode ser testada utilizando um imã.

Somente os parafusos, rebites, ilhoses, pinos, molas e dispositivos destinados exclusivamente à fixação das partes condutoras ao corpo do produto, ou do condutor ao terminal, podem ser de ferro.